Os sistemas eletrónicos suportam cada vez mais as atividades essenciais para o bom funcionamento de uma organização. São compostos por equipamentos e serviços que constituem um bem valioso, sendo necessário zelar pelo seu normal funcionamento e proteger a informação que processam e que permitem aceder. O acesso aos sistemas está sempre sujeito a identificação (conta), composto por um identificador (login) e uma chave (password). Em geral associada a esta identificação está um perfil, variável por serviço em função das suas atribuições funcionais dentro da instituição, que permite oferecer diferentes níveis de acesso à informação disponibilizada (contas). Desta forma, a criação de contas não pode ser um processo ad-hoc. Tem que ser baseado em decisões sustentadas através de dados de fontes confiáveis, especificamente DRH, Escolas e CESPU Formação, pois são, de facto, os responsáveis pelos vínculos oficiais das pessoas à CESPU.

Este portal surge como resposta às necessidades descritas acima e é uma das faces visíveis dos novos serviços digitais que a CESPU está a oferecer à sua comunidade.
Tem como objetivo fornecer uma interface universal de gestão de todos os utilizadores (estudantes, pessoal docente, pessoal não docente, visitantes,...) e para todos os seus serviços (correio electrónico, e-learning, secretarias, ... ).
O acesso aos serviços é variável de utilizador para utilizador em função das suas atribuições funcionais dentro da instituição em cada momento.

Acesso

Têm acesso ao sistema somente utilizadores registados que dispõem para tal de um username (palavra de identificação) e uma password (palavra passe) que deverão manter confidenciais, sendo eles os únicos responsáveis pela sua utilização.

A criação dos utilizadores é feita, exclusivamente, através das fontes de dados confiáveis, ou seja, não serão criadas mais contas directamente pelo DSI, mas sim através de processo automático iniciado nas fontes: DRH e Escolas.
Esta opção implica que os processos sejam, pelo menos, iniciados junto das unidades que, de facto, são responsáveis pelos vínculos oficiais das pessoas à CESPU.

Ao usar o portal, o utilizador aceita os termos e condições do mesmo.

2018, Departamento de sistemas de informação